Tabagismo com vasta programação durante o “Novembro Azul”, em Campos

Data: 04/11/2025
Redação -


Estão previstas palestras sobre “Prevenção ao Tabagismo, Álcool e outras Drogas”, nas unidades de saúde do município

O Programa de Controle do Tabagismo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está com uma vasta programação para o próximo mês, dedicado à saúde do homem e ao “Novembro Azul”, campanha de conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Estão previstas palestras sobre Prevenção ao Tabagismo, Álcool e outras Drogas, nas unidades de saúde do município.

A programação começa nesta terça-feira (4), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Campelo. No dia 11 a equipe do programa visita a UBSF do Parque Rodoviário e no dia 13, a Policlínica do Servidor. Já no dia 18 é a vez da Policlínica da Terceira Idade, e fechando o mês, no dia 27, a equipe estará na UBSF de Conselheiro Josino.

Segundo o coordenador do programa, Emmanuel Bittencourt Wanderley, as ações são voltadas para a população tabagista local, tendo como objetivo conscientizar os presentes sobre os malefícios do cigarro e benefícios de parar de fumar.

“Em novembro, o foco será a saúde do homem, alinhado à campanha ‘Novembro Azul’. Dado que o tabagismo é um fator de risco para o câncer de próstata, as ações incluirão orientação e prevenção nessas unidades. O objetivo é fornecer informações relevantes aos pacientes, auxiliando-os a abandonar o tabagismo e direcionando-os para os serviços de apoio necessários”, ressaltou, informando que o programa já conta com 1.152 inscritos.

TABAGISMO – O Programa de Controle do Tabagismo utiliza uma Abordagem Cognitiva Comportamental (ACC), com uma equipe multidisciplinar, incluindo enfermeiros, dentista e um médico que seguem as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento dos fumantes convencionais e dos cigarros eletrônicos, que estão em alta atualmente. As reuniões são semanais e discutem os malefícios do hábito. A equipe realiza avaliações e orienta sobre o uso de adesivos, gomas de nicotina ou suporte medicamentoso para ajudar na abstinência, sendo este último prescrito pelo médico. O tratamento no programa dura cerca de três meses, seguido por um ano de manutenção, com encontros regulares para garantir que permaneçam livres do vício.


.