Defesa Civil faz mapeamento de áreas de risco em Lagoa Feia e Máquina Destaque, em São Francisco de Itabapoana

Data: 04/11/2025
Redação -


Nesta segunda-feira (03), a Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana realizou mais uma Ação de Prevenção às Chuvas. Desta vez, um mapeamento das áreas de risco foi feito nas localidades de Lagoa Feia e Máquina. O objetivo é conhecer o terreno para que, em caso de enchentes e alagamentos, as equipes possam agir com efetividade e de forma correta, evitando prejuízos para os moradores locais.

O mapeamento faz parte de uma série de ações preventivas ao período de chuvas, que vêm sendo realizadas pela Defesa Civil em vários pontos do município desde o mês de outubro. Entre as ações, estão o recadastramento e a atualização do número de moradores (inclusive acamados), simulados de desocupação, atualização de rotas de fuga e palestras. As ações já foram realizadas nas localidades de Gargaú, Campo Novo, Ponto de Cacimbas, Muritiba, Barra do Itabapoana, Lagoa Feia e Máquina. A próxima localidade a receber a ação será a Ilha dos Mineiros.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, tenente José Ricardo Cabral Gomes, é muito importante que os moradores de áreas consideradas de risco saibam como agir em caso de necessidade. “Essas ações preventivas são de extrema importância para que órgãos competentes tenham as informações necessárias como conhecer bem os locais, saber a quantidade de pessoas que moram na região atingida, quais são os locais vulneráveis, as rotas de fuga, os locais de abrigo e onde vai funcionar a base de assistência. O objetivo é prevenir, se programar e estar pronto para quando as chuvas vierem", observou.

Ricardo ressaltou ainda que uma das orientações mais importantes é que os moradores tenham em mãos os documentos pessoais, como comprovante de residência, CPF e carteira de identidade. Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para o número (22) 99890-7087.

 As ações de prevenção às chuvas envolvem todos os órgãos que compõem o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), que são a Defesa Civil, Gabinete, secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, órgãos de apoio e voluntários.


.