Parceria reforça compromisso do município com desenvolvimento sustentável e integra programação pré-COP30 do Sebrae
A Prefeitura e o Sebrae Rio se reuniram para apresentar o panorama das ações conjuntas desenvolvidas em 2025 e alinhar as próximas etapas voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios, inovação e sustentabilidade no município. A parceria entre o município e o Sebrae reforça compromisso com desenvolvimento sustentável e integra programação pré-COP30.
O encontro também abordou a agenda Território Carbono Neutro, que busca estruturar uma governança local voltada à mitigação dos impactos climáticos e ao financiamento de projetos de ação ambiental. O Sebrae Rio apresentou a metodologia do Roadmap Território Carbono Neutro (RTCN), que auxilia os municípios na definição de prioridades, indicadores e estratégias para alcançar a neutralidade de carbono.
A iniciativa está alinhada à programação nacional do Sebrae, que no dia três de novembro realizará, no Rio de Janeiro, a reunião “Roadmap Território Carbono Neutro: avanços, conexões e próximos passos”, em continuidade à articulação da Pré-COP30. O encontro reunirá municípios, parceiros institucionais e representantes do governo para fortalecer as agendas locais e identificar oportunidades de fomento a projetos de descarbonização e desenvolvimento sustentável.
"A Estratégia Território Carbono Neutro é uma iniciativa trabalhada de forma piloto em seis municípios do estado do Rio e Petrópolis abraçou a iniciativa, que tem como objetivo avaliar a capacidade dos municípios em planejar e executar políticas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A estratégia servirá como base para a construção de uma agenda municipal com metas e compromissos alinhados à realidade local. Essa iniciativa busca estabelecer uma sinergia entre os municípios de acordo com os Ods e a estratégia nacional de mudanças climáticas, apoiando o município na criação projetos sustentáveis e identificando fontes de financiamento", explicou o Coordenador Regional do Sebrae - Serrana II Bruno Souza.


