Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro, em Campos

Data: 04/11/2025
Redação -


No mês da Consciência Negra, a pasta vai oferecer cursos e oficinas, homenagens, seminários e palestras, com o Concurso Beleza Negra 2025 como ponto alto da programação

A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, preparou uma vasta programação em comemoração ao mês da Consciência Negra. Com o objetivo de firmar uma agenda municipal de discussões da pauta racial, o “Novembro Negro” será realizado com atividades culturais, oficinas, palestras e cursos.

O ponto alto da programação do Novembro Negro será o concurso Beleza Negra 2025, no dia 20, feriado da Consciência Negra, no Teatro Municipal Trianon, a partir das 18h. Nesta quarta-feira (5), abrindo a agenda do mês, haverá a seletiva dos candidatos que se inscreveram. Antes do evento, serão realizados ensaios para a grande dia do tradicional concurso, que celebra a força, a ancestralidade e o protagonismo da população negra.

Na quinta-feira (5), no Colégio Estadual Thiers Cardoso, das 14h às 17h, serão iniciadas as oficinas da área da beleza (cabelo, barbeiro, trança, esmaltação, design de sobrancelha) e também capoeira, balé infantil, voz e violão. As oficinas também serão ministradas no 12, no Liceu de Humanidades, e também no dia 13, no Centro de Assistência Social e Terapêutico Diva Marina Goulart (Apoe).

Para o subsecretário Gilberto Totinho, a programação do Novembro Negro coloca em pauta questões como o racismo estrutural e recreativo, além de criação da mentalidade sobre a luta do povo preto.

“Cada atividade do Novembro Negro é um convite à reflexão e à valorização das raízes que formam nossa sociedade. Mais do que um calendário de eventos, este é um movimento coletivo de resistência, memória e celebração da vida e da ancestralidade negra.

Com uma programação diversa, voltada para estudantes, comunidades, instituições e o público em geral, o Novembro Negro reafirma o compromisso da Prefeitura de Campos com a construção de uma cidade mais justa, plural e antirracista”, disse o subsecretário.

Até o final do mês, a SIRDH ainda vai promover outros eventos, como homenagem pelo Dia da Umbanda, no dia 15. No dia 22, na sede da Subsecretaria, haverá atividades de capoeira. No dia 25, na Universidade Federal Fluminense (UFF), será realizado o 1º Seminário de Saúde da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais. Fechando a programação, a palestra “Genocídio da Juventude Negra”, dentro da plenária do Movimento Negro Unificado (MNU), será realizada nos dias 28 e 29, a partir das 19h, em local a ser definido.

Realizado pela Prefeitura, por meio da SIRDH e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a programação do Novembro Negro 2025 ainda conta com o apoio e participação da Escola de Arte e Cultura Popular Mãos Negras, o Movimento Negro Unificado do Brasil (MNU), o Fórum Municipal de Religiões Afro-Brasileiras (FRAB) e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).


.