A gatinha Mia, de apenas quatro meses, foi a primeira a receber a dose da vacina antirrábica na manhã desta segunda-feira (3), durante a abertura da campanha de vacinação promovida pela Casa do Servidor. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e a Gerência de Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria Executiva de Atenção Básica.
A vacinação segue até quarta-feira (5), das 9h às 16h, na entrada da Casa do Servidor, em uma estrutura com tenda e área sombreada, garantindo conforto e segurança aos animais e seus tutores. A ação é aberta a todos os servidores e à população em geral, que podem levar seus cães e gatos para a imunização.
De acordo com a equipe técnica da Cevas, apenas animais com quatro meses de idade ou mais podem receber a vacina. A servidora Edvania Maria da Silva Vilarinho, tutora de Mia, destacou a importância do cuidado com os pets: “Há 15 dias ela apareceu no meu carro e não nos desgrudamos mais. Ela é quietinha e ainda neném, precisa de todo cuidado”, contou.
A vacinação faz parte das ações permanentes de promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, ampliando o alcance das políticas de cuidado implementadas pela Gestão de Pessoas — que agora também contemplam os animais de estimação dos servidores.
O secretário de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, ressaltou o caráter preventivo e integrador da iniciativa:
“A vacinação antirrábica é mais uma importante ação de prevenção em saúde pública e simboliza o cuidado integral que defendemos na Gestão de Pessoas. Ao realizar essa iniciativa na Casa do Servidor, em conjunto com a Cevas, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da saúde, a segurança e o bem-estar de todos, estendendo esse cuidado também aos animais que fazem parte da vida dos nossos servidores. Cuidar dos pets é investir em qualidade de vida, fortalecer laços de afeto e responsabilidade e proteger toda a comunidade”, destacou.
Prevenção contra uma doença grave
A raiva é uma doença viral grave e fatal que afeta mamíferos, inclusive o ser humano, sendo transmitida principalmente pela mordida, arranhão ou lambedura de animais infectados. A vacinação anual é a forma mais eficaz de prevenção, protegendo não apenas os animais, mas também a saúde pública.
Para receber a vacina, é obrigatório que os tutores transportem os animais de forma segura — cães com coleira e guia, e gatos em caixas de transporte.
A ação reafirma o compromisso da administração municipal com a promoção da saúde única, que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental.


