O posto avançado do Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticcas (BPTur) na Costa do Sol começará a funcionar em dezembro, na Praça do Moinho, no Peró. O anúncio foi feito pelo coronel Leandro dos Santos Carvalho, secretário municipal de Ordem Pública e Segurança de Cabo Frio, durante a reunião do Conselho Gestor do programa Bandeira Azul da Praia do Peró.
Durante o encontro, os principais temas discutidos foram ordenamento, segurança e saneamento. A Bandeira Azul do Peró será hasteada, pelo oitavo ano consecutivo, na primeira semana de dezembro.
Segundo o coronel Leandro, ele próprio apresentou o projeto do posto ao secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, e o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, já autorizou o início das obras, que começam na próxima semana. O projeto prevê a readaptação do prédio existente na Praça do Moinho, onde atualmente funciona um posto da Guarda Municipal.
O BPTur é uma unidade especializada da PM, com agentes bilíngues, responsável por garantir a segurança de turistas e moradores em áreas de interesse turístico. As obras vão incluir uma sala de atendimento e um espaço exclusivo para o batalhão. O BPTur vai atuar na Costa do Sol em apoio ao 25º BPM (Cabo Frio), responsável pelo policiamento ostensivo em sete municípios.
Na reunião seguinte, promovida pelas associações Amigos do Peró e Comercial e Turística do Peró (ACETUR), o vereador Alfredo Gonçalves informou que vai apresentar uma moção de aplausos ao coronel Menezes em agradecimento pela instalação do BPTur em Cabo Frio.
O coronel Leandro destacou que o Peró receberá atenção especial no ordenamento durante a alta temporada:
“O Peró tem uma peculiaridade devido à qualidade do meio ambiente local e à qualificação do turismo após a conquista da Bandeira Azul. As equipes de fiscalização serão reforçadas para coibir com rigor o comércio irregular, caixas de som, jogos na areia fora dos horários permitidos, aluguel irregular de mesas e cadeiras, venda de quentinhas e outras infrações”, afirmou o secretário.
No debate sobre saneamento, houve críticas à concessionária Prolagos em relação ao saneamento básico no Peró e aos constantes vazamentos de esgoto na rede da orla marítima, onde estão 17 quiosques. Representantes da empresa informaram que a execução das ações de saneamento no bairro depende de ordem da Prefeitura de Cabo Frio. Se comprometeram a intensificar o trabalho de manutenção e a reforçar as visitas do caminhão “vacol” para reduzir os problemas de esgotamento sanitário na orla.
Cabana do Pescador
O destino da Cabana do Pescador, patrimônio do Peró tombado pelo município e pelo estado, também foi tema do encontro entre as associações e o vereador Alfredo Gonçalves, no segundo encontro realizado na Sorveteria da Praia.
Representantes da Prefeitura informaram que o Ministério Público Federal (MPF) aprovou o segundo projeto para a cabana — o primeiro havia sido reprovado. O novo plano prevê a instalação de um museu, espaço de exposição de artesanato e área para cerimônias de casamento, com vista para as praias do Peró e das Conchas. O local também servirá como ponto de controle de acesso às trilhas do Morro do Vigia.
A aprovação final depende apenas do parecer do INEA, já que o imóvel está localizado dentro da área do Parque Estadual da Costa do Sol. O projeto foi bem recebido pela comunidade.
Revitalização e mobilidade
Moradores e comerciantes pediram a revitalização da Praça do Moinho antes da chegada do BPTur e da alta temporada. Reclamam que o espaço de lazer está degradado e precisa de reforma urgente, arborização, manutenção da iluminação e recomposição dos bancos retirados pela gestão anterior. Segundo os moradores, a área vem sendo utilizada por pessoas em situação de rua devido ao abandono.
A comunidade também cobrou um plano emergencial de mobilidade para o verão. Com a redução das vagas de estacionamento na Ilha do Japonês e na Praia das Conchas, motoristas ficam desorientados e acabam gerando engarrafamentos na área urbana do Peró. A sugestão é que sejam orientados a retornar ao Centro no bloqueio feito pela Guarda Municipal, evitando o excesso de veículos no bairro, que não comporta grande fluxo.
O vereador Alfredo Gonçalves informou que levará ao prefeito outro pedido da comunidade: a manutenção de uma ambulância no Peró para atendimento emergencial, especialmente durante o verão, quando o trânsito congestionado dificulta o acesso de equipes de socorro vindas do Centro de Cabo Frio.
O parlamentar também pediu apoio ao projeto de lei que apresentou na Câmara Municipal para transformar o Peró no primeiro “Bairro Azul” do Brasil:
“A intenção é expandir para todo o bairro os benefícios que o programa Bandeira Azul trouxe à orla do Peró. Com a cultura oceânica e outras ações, o Peró será um bairro modelo”, destacou o vereador.