Uma das primeiras mudanças é o aumento valor do pedágio para carros de passeio, que passará de R$ 14,50 para R$ 21
A nova concessionária Elovias S.A. assumiu a operação da BR-040 entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro. O contrato de concessão terá validade de trinta anos e substitui a Concer, responsável pelo trecho desde 1996. A principal mudança anunciada é o reajuste de 45% no valor do pedágio para carros de passeio, que passou de 14,50 para 21 reais, conforme autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Motocicletas e veículos oficiais estão isentos da cobrança.
Segundo a Elovias, o aumento é necessário para custear quase nove bilhões de reais em investimentos voltados à modernização da rodovia. Entre as obras previstas estão a conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis, a duplicação de trechos e a construção de um túnel de mais de quatro quilômetros.
A nova gestão promete um plano emergencial de cem dias para recuperação de pavimento e revitalização da sinalização. A praça de pedágio de Simão Pereira será transferida para Levy Gasparian até 2026. A Concer encerrou oficialmente sua atuação após vinte e nove anos de operação.