Volta Redonda: projeto de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente terá novo plantio no próximo dia 15

Data: 03/11/2025
Redação -


Por meio de parcerias, cerca de 40 mudas de espécies da Mata Atlântica serão plantadas às margens do Rio Brandão, no bairro Sessenta

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), prepara mais uma ação dentro do Projeto de Arborização da pasta, cujo lema é “Solicite uma muda e nós plantamos”: no próximo dia 15 será realizado o plantio de cerca de 40 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica às margens do Rio Brandão, no bairro Sessenta. Desta vez, a atividade será realizada em parceria com a Loja Maçônica Esfinge 22 e a Cervejaria Hoperários, que entrou em contato com a SMMA para a realização da atividade.

Entre os objetivos do plantio estão revitalizar o solo, melhorar a qualidade da água e deixar a cidade ainda mais bonita e viva. “Com essas ações, esperamos melhorar a qualidade do ar e da água dos nossos rios. Queremos tornar nossa cidade mais agradável, mais verde e mais bonita para o cidadão”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Jorginho Fuede.

O Projeto de Arborização teve início em setembro, com o plantio de 50 mudas no Córrego Cachoeirinha, em parceria com a unidade Macedo Soares da Rede de Educação André Arcoverde. Outras 20 mudas foram plantadas no entorno da praça Independência e Luz, no Aterrado, numa ação conjunta com moradores do bairro. De volta ao bairro Sessenta, mais 15 mudas foram plantadas às margens do Brandão em parceria com o Colégio Estadual Rio de Janeiro, e outras três foram plantadas em um canteiro no bairro Voldac.

Todas as mudas foram cultivadas no viveiro do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para o futuro, Jorginho Fuede adianta que serão reflorestados 3,25 hectares no Parque Natural de Volta Redonda, provenientes de reflorestamento obrigatório de licenciamento do órgão estadual.


.